Você sabe realmente quem é seu cliente?

Quando uma empresa diz que oferece os melhores produtos / serviços você realmente acredita nisso? Os adjetivos populam as frases de efeito e os slogans das empresas, principalmente no acirrado mercado brasileiro diante de um cenário econômico tão caótico e confuso como o que se tem apresentado.

Uma coisa é a empresa julgar seu serviço como sendo o melhor, outra é o cliente dizê-lo. O conceito de melhor é muito relativo, mas isso pode ser parametrizado quando se entrega ao cliente o que ele precisa no momento certo.

E como é possível fazer isso? Através do monitoramento dos visitantes e isso é viável sem a necessidade de ir contra a privacidade. Alguns sistemas (alguns pagos) fornecem informações muito interessantes para o estudo que auxiliam desde o  planejamento de ações de marketing até o desenvolvimento de novos produtos/serviços.

O rol a seguir não é exaustivo, mas apenas alguns que já realizamos testes e outros que já utilizamos:

PtEngine (Free com algumas restrições)Link para serviço

ptenfine

Melhorar a forma como o visitante interagem com seu site é parte fundamental na hora de decidir sobre questões de conteúdo e principalmente usabilidade. O PtEngine conta com ferramentas para monitorar e mensurar o envolvimento do usuário. Entre os recursos o mais interessante deles é sem dúvida o HeatMap Tracking. Esse serviço mostra exatamente em que lugares seu site tem mais hits (ações do usuário). Ele também conta com opções que mostram a localização geográfica, páginas mais acessadas, origem de tráfego entre outros recursos.

Navegg Analytics (Free) Link para o serviço

Navegg

Com uma instalação simples (apenas a inserção de um script na página) o Navegg passará a monitorar seu site por meio de coleta de informações de TODOS os sites que utilizam seu serviço e os compara gerando perfis para os visitantes. Os relatórios trazem diversas informações relevantes que outros serviços não fornecem ( a exemplo do Google Analytics) que vai desde demográfica, áreas de interesse, Padrão de comportamento, faixa etárias entre outros.

Intercom.io (Free para a maioria dos recursos) – Link para o serviço

Excelente ferramenta para monitoramento de leads e gestão de conteúdo.

Intercom

Em nosso próximo artigo falaremos sobre mais algumas ferramentas como SCUP, KissMetrics, RD Station e o GA. Até lá!

 

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1 Comentário

  1. 28 de dezembro de 2015

    […] vimos em nosso artigo anterior (Você sabe realmente quem é seu cliente?) existem inúmeras ferramentas para o monitoramento de sua audiência. Algumas podem ir mais fundo […]