Google Analytics – Visão geral dos relatórios (Parte I)

Dando sequência a nossa série de artigos sobre o Google Analytics, faremos um tour pelos principais relatórios da plataforma. Esse tema já foi apresentado e discutido em nossos meetups. Ainda não sabe o que é? Clique aqui e descubra também como participar.

 Tópicos que abordaremos:

  • Análise da interface de relatórios
  • Alterar período e compará-lo com outro
  • Personalizar gráficos de tendências
  • Ajustar visualização de dados
  • Filtrar e classificar dados em relatórios
  • Ajustar métricas que serão exibidas nos relatórios

Relatórios de Público-Alvo

Nesse conjunto de relatórios será possível analisar algumas características do usuários, quais dispositivos utilizam e qual a fidelidade e envolvimento com a empresa.  Dentro dessa seção encontramos relatórios específicos:

  • Informações demográficas
  • Interesses
  • Geográfico
  • Comportamento
  • Tecnologia
  • Celular
  • Personalizado
  • Comparação de marcas
  • Fluxo de usuários

Abordaremos os principais.

Geográfico

Dividido em duas partes, Idiomas e Localização, o relatório geográfico permite visualizar a origem das visitas por continentes, subcontinentes, países, cidades, etc. por meio de mapeamento de IP associando-os a locais geográficos.
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Alterando os parâmetros dos filtros é possível ter algumas visões de quais regiões estão trazendo maior tráfego, quais apresentam maior engajamento com o conteúdo ou quais mais convertem em vendas. Dessa forma, a equipe de marketing poderá reavaliar as estratégias para cada região focando nas necessidades que devem ser sanadas.

Comportamento

Dividido em Novos X Recorrentes, Frequência e tempo de retorno, Engajamento e Cobertura de User-ID essa seção apresenta relatórios voltados para clusterizar os usuários baseado em suas preferências. Pode-se comparar em períodos diferentes o comportamento e a fidelidade do público e inferir se esse esta mudando ou não.

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Um boa opção é optar por um programa de fidelidade do cliente ou uma estratégia de remartketing para ampliar a base de clientes recorrentes.

Frequência e tempo de retorno mede quanto tempo os usuários demoram para retornar ao site, Se os visitantes vêm uma vez e não retornam, pode=se inferir que algo não está sendo  atrativo.  Já no relatório de Engajamento pode-se ver quanto tempo o visitante permanece no site.

Em nosso próximo artigo abordaremos a seção Aquisição. Até lá!

Comments

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1 Comentário

  1. 9 de março de 2015

    […] a sequência de artigos sobre os principais relatórios do Google Analytics (veja a primeira e a segunda parte) veremos […]