Google Analytics – Relatórios de comportamento

O uso dos do Analytics por si só não resolve os problemas, o caso é que a leitura e interpretação de seus relatórios sim. Em quando se pensa em analisar um dos principais fatores é o comportamento do visitante. É ele que ditará quão envolvente ou informativo (depende do objetivo) será o conteúdo do site e pode ajudá-lo a descobrir novas oportunidades para campanhas de marketing.

Isto posto, vamos analisar os principais recursos desse relatório.


ico-ga-comportamentoComportamento

Essa seção poderá demonstrar como as pessoas encontram seu conteúdo e interagem com ele e a partir disso as páginas de destino podem ser identificadas e reprojetadas se for o caso

ga-comportamento

*Imagens ilustrativas

Na Visão geral teremos a visualização de alguns dados que já nos permite inferir sobre o comportamento (tempo de uso, taxa de rejeição, visualizações, páginas mais visualizadas, etc.).

Em conjunto com outras métricas (Dimensão Secundária), encontrar o tempo por página, a taxa de saída e calcular o desempenho e descobrir quais páginas precisam ser melhoradas.

Um opção muito interessante é o Fluxo de comportamento (subcategoria de Comportamento). Ele ilustra os caminhos pelos quais os usuários percorrem até atingirem as páginas de destino, aqui também é possível descobrir quais as páginas por onde os visitantes mais desistem de continuar navegando.

ga-fluxo

 Em Comportamento – Pesquisa Interna – Termos de pesquisa tem-se um relatórios dos termos mais usados pelos visitantes para pesquisar no site e saber, por exemplo, o número de vezes que as pessoas pesquisaram determinado termo no site de forma exclusiva, ou seja, as pesquisas duplicadas em uma única visita são excluídas. Ou então para quais páginas eles mais vão buscar por determinado termo.

ga-pesquisa

Há ainda muitos outros relatórios mas já foi possível se ter uma boa noção do que pode ser mensurado via Relatórios de comportamento do Google Analytics. Em nossos meetups abordamos constantemente a utilização dos relatórios e como aproveitas os recursos oferecidos. Saiba mais sobre isso participando de nossos eventos.

Você também pode gostar...