Estatística Multivariada (Parte I)

Imagem1Em qualquer decisão tem-se que analisar um grande número de fatores. Porém, nem todos tem o mesmo peso. Quando isso ocorre recorremos a decisão por intuição que ocorre de modo assistemático, o que pode levar a conclusões erradas. Para evitar isso deve-se analisar as chamadas variáveis intervenientes.

São elas que demonstraram o que realmente interfere no resultado desejado.

O primeiro passo para isso é estabelecer relações entre essas variáveis, como podemos controlá-las, manipulá-las e medi-las. Isso é importante para entender o fenômeno analisado.

Pesquisa Correlacional x Experimental

Correlacional (Levantamento):  O pesquisador não influencia (ou tenta não influenciar) nenhuma variável, mas apenas as mede e procura por relações (correlações) entre elas.

Experimental (Experimento):  O pesquisador manipula algumas variáveis e então mede os efeitos desta manipulação em outras variáveis.

O objetivo principal de toda pesquisa ou análise científica é encontrar relações entre variáveis.

Variáveis dependentes x Independentes

As variáveis dependentes estão diretamente ligadas às independentes pois é a partir delas que os valores são modificados.

Traduzir informações em conhecimento

Com o grande número de informações, extrair variáveis realmente úteis representa uma grande dificuldade. Logo, faz-se necessário uma padronização metodológica (avaliação estatística das informações) grande massa de informação deve ser processada antes de ser transformada em conhecimento.

No próximo artigo falaremos sobre as espécies de análises.

Você também pode gostar...