Entendendo o relatório de Análise de Coorte (ou Cohort)

Para início de conversa, o que é um Coorte (ou Cohort)?

Uma técnica muito comum na análise de dados é o Cohort (ou Coorte como é apresentado no Google Analytics ou ainda pode ser conhecido como Safra).

Começaremos definindo o que é um coorte: Termo utilizado pra designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados por um determinado período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução.

Exemplificando: Um coorte poderia ser um grupo de indivíduos que adquiriram um produto na mesma data pertencem ao mesmo coorte. Isolamos esse grupo e verificamos o comportamento por um algumas semanas.

Essa técnica é muito útil para avaliar os esforços de marketing a curto prazo, como campanhas de e-mail, lançamento de um blog post entre outras ações. Assim, analisamos o comportamento de um grupo de acordo com algumas métricas como retenção de usuário ou receita.  Esses usuários se comportam de forma diferente de outros clientes? Será que eles compram várias vezes? Será que gastam a mesma quantidade?

Basicamente a análise de coorte separa as pessoas em grupos conforme dois fatores em comum:  um mesmo evento e que esse tenha ocorrido no mesmo período de tempo. Dessa forma é possível analisar o comportamento de um grupo ao longo do tempo. Qual a vantagem disso? Informações preciosas sobre seu negócio podem ser descobertas pois a falta de segmentação pode facilmente trazer dados que não expressem bem a realidade. Com a análise de cohort tem-se uma noção mais realista dos resultados de esforços, conseguindo verificar melhor as conversões em prazos mais curtos.

A diferença de relatórios baseados em coortes e os demais (como o Funil) é que enquanto os outros misturam as pessoas o coorte as mantêm separadas permitindo compreender melhor a eficiência de atividades de marketing.

O Coorte segmenta o grupo de pessoas.

O Coorte segmenta o grupo de pessoas.

A partir de que momento é interessante iniciar a Análise de Coorte?

Se a empresa está lançando uma versão beta de um softwares ou um Startup está no início de suas atividades realizar essas análises não seriam tão indicadas pois podem não haver algumas certezas ou dados suficientes. Mas, a partir do momento em que a empresa já tem um tempo de mercado é importante mensurar e controlar as principais métricas: Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Life Time Value (LTV) e Churn Rate.

Nesse momento, análises mais profundas podem ser necessárias para buscar otimizar os investimento e responder algumas perguntas importantes, por exemplo:

  • Os usuários estão engajados na plataforma?
  • Qual o rendimento que os clientes trazem ao longo do tempo?
  • As campanhas de marketing trouxeram novos clientes ou clientes recorrentes?

As análises podem responder a uma infinidade de perguntas levando em consideração as mais diferentes variáveis, porém, antes de começar as análises elabore questionamentos que precisam se elucidados para que representem fontes de informação para tracionar seu negócio. Sugestão: Faça um brainstorm com seus principais KPIs e depois filtre os que podem trazer melhores insights e que não apresentem empecilhos em sua coleta.

 E como isso funciona?

Agora que já sabemos o que é e quando usar vamos entender como funciona.

A imagem a seguir representa uma típica análise de coorte.

Analise_coorte

Mas o que significam as colunas e as linhas?

Nada melhor que um exemplo: Imagine que sua empresa lançou um e-book deseja avaliar a retenção dos usuários que se cadastraram para baixá-lo.

As linhas mostram o % de usuários retidos ao longo do tempo, ou seja, permite entender como um determinado coorte de comporta em relação a uma variável (retenção) ao longo do tempo. Já as colunas indicam se há mudança de comportamento de coorte para coorte.

 Agora que tal criar uma análise de coorte?

Existem várias ferramentas que podem auxiliar na criação de relatórios de Coorte, desde o Excel ao KissMetrics, mas vamos utilizar os dados coletados através do bom e conhecido Google Analytics.

Inicialmente definimos o KPI e o tempo.

Definido, faça o login em seu Google Analytics (se você já o tem instalado em seu site).

Vá até a sua vista de propriedade, selecione a Guia Relatórios, selecione Público-alvo > Análise de Coorte.

Relatório de Coorte do Google AnalyticsEm nosso próximo artigo nos aprofundaremos em cada item dessa análise. Até lá!

Sugestões de Leitura complementar:

https://support.google.com/analytics/answer/6074676?hl=pt-BR#data

http://cutroni.com/blog/2012/12/11/cohort-analysis-with-google-analytics/

http://cohortanalysis.com/

https://www.e-nor.com/blog/web-analytics/cohort-analysis-using-cross-platform-data-web-mobile-and-offline

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