Como utilizar as Métricas Calculadas no Google Analytics

Que o Google Analytics é o mais utilizado para a criação e mensuração de métricas isso é indiscutível. Além disso ele traz uma infinidade de recursos e parâmetros configuráveis, o que o torna ainda mais completo.

Mas sempre surge “aquele” relatório que você tenta criar mas encontra dificuldades para achar uma dimensão que traga certos dados. Pensando assim, a galera do Google trouxe uma opção nova (ainda em Beta) e bem interessante: são as Métricas Calculadas.

Para encontrá-las faça o login em sua conta, acesse o menu Administrador, vá na propriedade da conta e clique na opção: Métricas Calculadas.

Métricas Calculadas

Clique no botão Nova Métrica Calculada:

btn-nova-metrica

Uma vez dentro do Editor da Métrica teremos alguns campos:

  1. Nome: Identificador da Métrica. É por esse nome que você a encontrará para aplicar em seus relatórios
  2. Nome Extermo: com o prefixo calcMetric_ ele é criado automaticamente com base no Nome, pode ser editável antes de salvar, depois isso não será mais permitido.
  3. Tipo de Formatação: Depende da Métrica, se ela é inteira, se é moeda(decimal), Tempo (data h:mm:ss), etc
  4. Fórmula: É o cálculo propriamente dito. Você pode utilizar das quatro operações básicas: Soma(+), Subtração (-), Multiplicação (*) e Divisão(/). Use {{nome_da_metrica_original}} operador  …

Veja o exemplo a seguir:

Ga-Metricas-Calculadas-exemplo

Pronto sua Métrica Calculada está disponível para ser utilizada em seus relatórios personalizados.

Uma dica: Se você deseja usar uma métrica para calcular o seu evento (por exemplo, clicar em um banner), fazer uma meta para de usá-la.

Fonte: https://support.google.com/analytics/answer/6121409?hl=en

PS: O site LovesData (em inglês) criou um artigo com 18 modelos de Fórmulas para Métricas Calculadas que você pode utilizar. Tem alguma diferente? Comente conosco!

Você também pode gostar...