Como utilizar as Métricas Calculadas no Google Analytics

Que o Google Analytics é o mais utilizado para a criação e mensuração de métricas isso é indiscutível. Além disso ele traz uma infinidade de recursos e parâmetros configuráveis, o que o torna ainda mais completo.

Mas sempre surge “aquele” relatório que você tenta criar mas encontra dificuldades para achar uma dimensão que traga certos dados. Pensando assim, a galera do Google trouxe uma opção nova (ainda em Beta) e bem interessante: são as Métricas Calculadas.

Para encontrá-las faça o login em sua conta, acesse o menu Administrador, vá na propriedade da conta e clique na opção: Métricas Calculadas.

Métricas Calculadas

Clique no botão Nova Métrica Calculada:

btn-nova-metrica

Uma vez dentro do Editor da Métrica teremos alguns campos:

  1. Nome: Identificador da Métrica. É por esse nome que você a encontrará para aplicar em seus relatórios
  2. Nome Extermo: com o prefixo calcMetric_ ele é criado automaticamente com base no Nome, pode ser editável antes de salvar, depois isso não será mais permitido.
  3. Tipo de Formatação: Depende da Métrica, se ela é inteira, se é moeda(decimal), Tempo (data h:mm:ss), etc
  4. Fórmula: É o cálculo propriamente dito. Você pode utilizar das quatro operações básicas: Soma(+), Subtração (-), Multiplicação (*) e Divisão(/). Use {{nome_da_metrica_original}} operador  …

Veja o exemplo a seguir:

Ga-Metricas-Calculadas-exemplo

Pronto sua Métrica Calculada está disponível para ser utilizada em seus relatórios personalizados.

Uma dica: Se você deseja usar uma métrica para calcular o seu evento (por exemplo, clicar em um banner), fazer uma meta para de usá-la.

Fonte: https://support.google.com/analytics/answer/6121409?hl=en

PS: O site LovesData (em inglês) criou um artigo com 18 modelos de Fórmulas para Métricas Calculadas que você pode utilizar. Tem alguma diferente? Comente conosco!

Comments

comments

Você também pode gostar...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.