Como não espantar visitantes?

Existem sites que podem deixar as pessoas desanimadas, irritadas ou simplesmente espantam elas. Estas são algumas falhas de usabilidade que estamos reduzindo e removendo de nossos sistemas, garantindo que nossos alunos não se incomodem com isso e foquem no que realmente interessa, conteúdo e estudo.

1. Os formulários longos e que ainda por cima perdem as informações em caso de erro

Isso fica no topo dos problemas de usabilidade. Você gasta um tempão para preencher um formulário, certo de que tudo está perfeito, e então, de repente, um erro e tudo se foi para sempre :cry:.

Estamos reduzindo o tamanho dos formulários para coletar apenas o que é essencial e em caso de falhas ou informações erradas, retornamos os dados não sensíveis, assim nossos visitantes não perdem tempo tendo de re-preencher todo o formulário, apenas efetuam a correção e submetem o formulário novamente.

ANTES AGORA
cadastro_longo novo_cadastro

2. Captchas complicados

Tenha certeza de que você não é único que os odeia. Ainda se combinar os captchas com os formulários que perdem as informações, hummm ai sim é a combinação perfeita para afastar qualquer pessoa desistir de fazer uma inscrição…

Facilidade na hora de preencher um formulário esse é um dos motivos que não usamos captchas em nossos blogs nem em formulários de inscrição dos sites.

captcha

Se for um dia optarmos por captchas vamos usar algo semelhante ao reCAPTCHA que mostra apenas os números das casas, pois são fáceis de ser compreendidos por seres humanos (e você também ajuda a manutenção do Google Streetview).

 

3. Envio de spam

É muito ruim quando um site fica lhe enviando muitos e-mails sem sentido e inúteis, e que são impossíveis de cancelar a inscrição.

Todos os nossos e-mails você poderá optar por não receber aquele tipo de e-mail. Em nosso sistema de cadastro unificado você poderá informar quais tipos de e-mail gostaria de receber ou optar por não receber mais e-mails.

* Apenas mandamos, obrigatoriamente, e-mails relativos a inscrições em cursos, confirmações de pagamentos ou contato por nosso atendimento.

spam

 

4. Anúncios persistentes e que escondem o conteúdo principal

Em muitos sites ao entrar você já recebe logo de cara um anuncio escondendo o conteúdo que você procurava, e muitas vezes o anuncio não tem nada a ver com o site ou assunto que você procurava… Isso é bem chato e você encontra com frequência em diversos sites. É perdido um bom tempo esperando o tempo do anuncio ou procurando o botão para pular.

Não fazemos isso aqui em nossos sites, preferimos disponibilizar anúncios de conteúdo relevante que vai melhorar a sua preparação, ainda assim de forma mais discreta.

 

propaganda_telacheia(exemplo de anúncio que não fazemos em nossos sites)

 

5. Sites quebrados no celular 🙁

Sites sem versão para dispositivos móveis estão ficando para trás.

Estamos trabalhando para adequar todos os nossos sites para dispositivos móveis e assim disponibilizar todo o conteúdo da melhor forma o possível não importando de qual dispositivo você esteja acessando.

Nossos blogs já estão adequados e logo nossos sites principais também.

responsible(logo todos os sites já estarão adequados a todos os dispositivos)

6. Múltiplos Cadastros

Os que visitaram os sites do AlfaCon em 2013, ainda tinham de fazer diversos cadastros… Um para o site de videoaulas, outro para o de apostilas… Era muito confuso.

Em 2014 iniciamos o processo de unificação de cadastros, hoje você cria apenas 1 conta de usuário e pode acessar qualquer um de nossos sites (que exija login) com a mesma conta.

Logo todos os blogs também estarão integrados ao sistema de login unificado.

Você também pode gostar...